Sobre

A Cia Luzeirim é uma iniciativa brincante que integra música e literatura, tendo como referência a cultura popular brasileira e abordagens educativas voltadas à integração entre criança e natureza.

Nossas inspirações são a cultura popular brasileira, os mestres e brincantes de norte a sul do Brasil, e as sabedorias antigas presentes em culturas ancestrais.

Nosso trabalho inclui a composição de canções autorais, criação de histórias e poemas brincantes, realização de vivências e espetáculos interativos em espaços públicos ou escolas e ações formativas com professores e educadores em geral.

Para conhecer mais do nosso trabalho, acesse o Instagram @luzeirim 

Breve histórico

A Cia. Luzeirim surge da vontade de brincar e espalhar a alegria e valores humanos presentes na cultura popular brasileira, como cooperação, diversidade e integração com a natureza. Ela é uma cia. familiar, composta pelas irmãs Carol e Amanda Senna, e parceiros. Nossa especialidade é brincar na rua, no quintal, em escolas ou em praças, com música, dança, palhaçaria e brincadeira inspirada em manifestações brasileiras como a ciranda, o xote, o cacuriá, e brincadeiras de roda de norte a sul do país. 

Nosso repertório inclui canções tradicionais da cultura da infância, canções de domínio público e também canções autorais. Brincamos também com bonecos, incluindo o fantástico Jaraguá e o festeiro Boi.  Também confeccionamos brinquedos populares como o Traca-traca, fazemos contação de histórias e brincamos com as palavras, através de adivinhas, trava-línguas e poesia em cordel. Nossa trajetória inclui apresentações em escolas para crianças e suas famílias.

Em 2020, a Cia Luzeirim foi contemplada por editais emergenciais da Lei Aldir Blanc. Um deles, ligado à Secretaria de Cultura de Viamão, possibilitou a gravação de canções autorais do grupo. O outro foi o Edital de Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marco Polo, está viabilizando a publicação de dois livros infantis, escritos e ilustrados por Carol e Amanda, a serem lançados em setembro.

Quem faz a Luzeirim?

Carol Senna

Educadora, brincante, compositora, poeta e pesquisadora. Pernambucana, Recifense, neta da Zona da Mata Norte, residente no Rio Grande do Sul há 9 anos.

Graduada e mestre em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em educomunicação e movimentos sociais. Possui também formação em Educação Popular e Pedagogia Waldorf. 

Pesquisadora da interface entre autoconhecimento, espiritualidade e transformação social, dedica-se há mais de 10 anos ao estudo e prática do budismo sob orientação do Lama Padma Samten.

Desde 2012 atuou na Escola Caminho do Meio em Viamão/RS, em diferentes funções como educadora, diretora e orientadora da equipe pedagógica. 

Amanda Senna

Arte educadora, pesquisadora e brincante da cultura popular brasileira e da cultura da infância, cordelista, ilustradora, contadora de histórias, pernalta e bonequeira.

Pernambucana, reside há 8 anos em Viamão-RS. Graduada em Educação Artística – Artes Visuais pela UFPE. Formada Educadora Brincante pelo Instituto Brincantes em SP.

É professora de Artes da Escola Caminho do Meio em Viamão-RS desde 2013. Sua trajetória inclui a atuação em diferentes escolas e projetos sociais, oferecendo vivências artísticas, culturais, mediação de leitura e formação de educadores.

Recebeu diferentes prêmios estaduais e nacionais em reconhecimento do seu trabalho artístico. Premiada pela Funarte – Programa Interações Estéticas – em 2008 com o projeto Movimento e Voz em Cordel, integrando as linguagens do teatro de mamulengo e a literatura de cordel. Em 2018 ganhou o prêmio Dramaturgia Funarte com uma peça em cordel para teatro de bonecos. Em 2020 foi contemplada pelo Fac Digital do Rio Grande do Sul e pela Lei Aldir Blanc de Viamão com o projeto Brincando na janela.  Participou da Jornada Infâncias Plurais, organizada pelo Itaú Cultural e Instituto Alana, na qual foi premiado o seu vídeo intitulado ‘Brincante’. 

Sua trajetória inclui a atuação em diferentes escolas e projetos sociais, oferecendo vivências artísticas, culturais, mediação de leitura e formação de educadores. 

Além da Cia Luzeirim, também integra o coletivo Toque de Comadre e é idealizadora do projeto Gente Grande Também Brinca.

Diego Gheno

Instrumentista, arranjador e compositor. É um dos fundadores e integrantes da equipe da Ludoteca Pulo do Gato @pulodogatoludoteca, espaço voltado ao livre brincar e destinado a nutrir, preservar e regenerar as disposições espontâneas das crianças.

Graduado em direito pela UFRGS e atualmente concluindo a graduação em psicologia pela mesma universidade. Pesquisador das Infâncias e sua interface com a espiritualidade e a cultura.

Praticante e professor de Yoga segundo a tradição de Krishnamacharya há 9 anos.

Acredita que um olhar mais profundo para a infância é chave para ampliar a compreensão das potências e obstáculos do ser humano.

Júlia Senna

Na Luzeirim Júlia traz seu brilho todo especial. Essa libriana, pernambucana, residente no Rio Grande do Sul e com vivências no Cariri cearense e no Rio de Janeiro traz a arte de berço.

Multiinstrumentista e brincante, toca zabumba, flauta, canta, desenha e ama dançar.

Além da Luzeirim, Júlia participa do grupo Toque de Comadre, do grupo artisitico da Família Salustiano, quando está em Pernambuco, e também do Cavalo Marinho Boi da Luz e do Maracatu Piaba de Ouro, com a família do seu pai.

É uma alegria conviver com a Júlia na vida e na Luzeirim.

Lucas Senna

Lucas também faz parte da nossa trupe. Ele tem 8 anos e gosta muito de brincar com as palavras. Gosta de inventar histórias e brinca de criar músicas e rimas desde muito pequeno.

Lucas ama os passarinhos, observa e conhece as aves da cidade onde vive e também de outras regiões. Ele também se interessa muito por peixes e bichos em geral.

No projeto da Luzeirim na Lei Aldir Blanc Viamão, Lucas ilustrou e ajudou a animar o vídeo da canção Como Será que É, de cuja gravação ele também participou cantando. No projeto dos livros “Luzeirim Poético”, ele participou com uma das ilustrações do livro de sua mãe, Carol Senna, chamado Muitos Mundos.

Lucas também contribui com sugestões de conteúdos e compartilhando propostas interessantes em nossas redes sociais. Alegria conviver de perto com o Lucas nessas aventuras.